segunda-feira, 27 de junho de 2016

Dia do Refugiado - 20 de Junho

O Brasil vem enfrentando uma crise seríssima entre seus próprios habitantes e, nos últimos anos, sofreu uma explosão no número de refugiados que abriga. Além da falta de estrutura para sua população, o país não vêm sabendo lidar com o crescimento de 127% em 6 anos no número de refugiados. 

No Dia do Refugiado, o site em.com.br publicou uma matéria mostrando a situação de alguns desses refugiados na capital mineira, para que sirva de reflexão e alarde para todos aqueles que pedem e oferecem abrigo no nosso país. 

"Mas a integração não é tão fácil para todos. O nigeriano B., de 50 anos, que prefere não se identificar, chegou ao Brasil há um ano. Atualmente, desempregado, tenta conseguir recursos com a venda de panos de prato, cofres de barro e tecidos africanos na Praça Sete, Centro de BH. No local, é possível encontrar também ganeses, que deixaram seu país para tentar escapar da guerra. As dificuldades de B. são agravadas pelo fato de não falar português – usa o inglês, língua oficial de seu país, para se comunicar. Depois de uma certa resistência inicial, ele aceitou contar sua história, mas não quis ser fotografado.

O nigeriano deixou esposa e quatro crianças na África do Sul, para onde a família migrou fugindo dos conflitos étnicos que levam ao massacre de milhares de conterrâneos. A xenofobia é uma das marcas mais fortes da experiência de vida de B., que relata como os ataques, motivados simplesmente pelo fato de alguém fazer parte de etnia diferente, são constantes nas cidades em que viveu antes de chegar ao Brasil."

Para mais informações, acesse o link:
http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2016/06/20/interna_gerais,774492/no-dia-do-refugiado-estrangeiros-contam-como-e-se-abrigar-no-brasil.shtml



Nenhum comentário:

Postar um comentário